Friso

Um remate verdadeiramente em beleza


Magnus Carlsen


Magnus Carlsen, dinamarquês de 26 anos e campeão do mundo de xadrez desde 2013, renovou o título ao derrotar Sergei Karjakin nos desempates. Karjakin, também tem 26 anos, nasceu na Ucrânia e está naturalizado russo.

Este encontro foi agendado para 12 partidas clássicas, com um ritmo de 100 minutos para os primeiros 40 lances, 50 minutos para os seguintes 20 lances e 15 minutos para o resto da partida, com um incremento de 30 segundos por jogada a começar no lance inicial.

Caso a igualdade se mantivesse haveria lugar a 4 partidas semirrápidas, com um ritmo de 25 minutos por jogador para toda a partida e um incremento de 10 segundos por jogada.

Se a igualdade persistisse estava ainda previsto jogarem-se duas partidas rápidas, com um ritmo de 5 minutos para toda a partida e um incremento de 3 segundos por jogada.

Por fim, e caso o empate ainda subsistisse, jogar-se-ia uma derradeira partida de morte súbita (conhecida com Armagedon): sorteiam-se as cores e as brancas têm de ganhar; caso empatem o condutor das negras é declarado o vencedor; em contrapartida as pretas têm apenas 4 minutos para toda a partida, enquanto as brancas têm 5 minutos, beneficiando ambos de um incremento de 3 segundos por jogada a partir do lance 60.

Todo o encontro teve lugar na cidade de Nova Iorque, sendo o prémio de cerca de 1 milhão de euros, repartido em 55% para o vencedor e 45% para o derrotado.

Depois de 10 empates e uma vitória para cada lado nas partidas clássicas, o encontro prosseguiu com as partidas semirrápidas, tendo as duas primeiras acabados empatadas. Na terceira partida, bastante apurado de tempo, Karjakin perdeu uma peça, tendo de ganhar a partida seguinte, de pretas, para continuar a poder aspirar à conquista do título.

Desde a abertura que Karjakin, de pretas, tentou desequilibrar o jogo a seu favor, mas sempre em vão; na posição do diagrama parece que as brancas se encontram numa posição desesperada face às ameaças de mate imediato. Contudo as brancas são capazes de rematar verdadeiramente em beleza:

Diagrama


50.Dh6+! e as pretas renderam-se, terminando assim o match, pois se capturam de rei segue 51.Th8 mate, e se capturam de peão as brancas dão mate com 51.Txf7.