Friso

Cursos Profissionais


A Escola Eça de Queirós lecciona Cursos Profissionais (10º, 11º e 12º ano) dos seguintes cursos:

Organização de Eventos
Técnico de Gestão
Artes do Espectáculo
Multimédia

O que são?
Os cursos profissionais são uma modalidade de educação de nível secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional, recorrendo à formação em contexto real e simulado de trabalho, aliando a teoria à vertente técnico-prática.

Tendo em conta o perfil pessoal dos alunos, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

Conferem um diploma de equivalência ao Ensino Secundário, preparando o acesso a formações pós-secundárias (Cursos de Especialização Tecnológica) ou ao Ensino Superior (desde que os alunos cumpram os requisitos estabelecidos no regulamento de acesso ao ensino superior).

Na candidatura ao Ensino Superior existe também, nalguns cursos, uma percentagem de vagas para alunos do ensino profissional.

Os cursos profissionais dão, igualmente, uma qualificação profissional (nível 3), que permite e facilita a entrada no mercado de trabalho, para aqueles que o desejarem, logo após a conclusão do 12º ano.

Destinatários
Os cursos profissionais destinam-se a jovens que concluíram o 3º ciclo do Ensino Básico (9º ano), que querem fazer uma formação profissional específica ou que prefiram um estilo de aprendizagem mais prático.

Podem ser o percurso mais indicado para o aluno que:
  • concluiu o 9.º ano de escolaridade (mesmo não tendo realizado os exames nacionais de 9.º ano - Língua Portuguesa e Matemática) ou formação equivalente
  • procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho
  • não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos

Organização
Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos e organizam-se de acordo com referenciais de formação, distribuídos por diversas áreas.

Trata-se de um ensino modular: a formação está organizada em módulos (ou seja, o programa está dividido em unidades de aprendizagem), o que possibilita uma maior flexibilidade e respeito pelo ritmo individual de aprendizagem do aluno e permite a adaptação às circunstâncias e dinâmicas internas da escola.

O plano de estudos de cada curso integra 3 componentes de formação que possuem diferentes cargas horárias:
  • Sociocultural
  • Científica
  • Técnica

Certificação
A conclusão de um curso profissional concede aos alunos o direito a um diploma equivalente ao ensino secundário e um certificado de qualificação profissional de técnico intermédio (nível 3) .

O diploma equivalente ao ensino secundário (12º ano) e o certificado de qualificação profissional de nível 3 permitem-te o ingresso nos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 4) e o acesso ao Ensino Superior. No entanto, para prosseguir estudos no Ensino Superior, o aluno terá de realizar os exames necessários.

A qualificação profissional de nível 3 compreende o desempenho de funções de trabalho de execução de exigente valor técnico, que podem ser realizadas de forma autónoma, embora enquadradas em directivas gerais, e/ou incluir responsabilidades de orientação e coordenação, que pressupõem o conhecimento de processos de actuação.

A qualificação profissional de nível 3 corresponde a profissionais altamente qualificados, chefes de equipa ou técnicos intermédios.

Avaliação
A avaliação destes cursos faz-se segundo duas modalidades e uma prova:
  • Formativa: avaliação contínua em que intervêm o professor e o aluno
  • Sumativa: avaliação no final de cada módulo
  • PAP (Prova de Aptidão Profissional): é o culminar do curso e consiste na elaboração e apresentação de um projecto pessoal integrador das diferentes competências, saberes e capacidades que desenvolveram ao longo da formação