Friso

Erasmus+


“Save water, save life” e “Euroconomy”

   
A Escola Secundária Eça de Queirós vai participar em dois novos projetos do programa Erasmus+ , nomeadamente “Save water, save life” e “Euroconomy”, de 2019 a 2021, com alunos de 9º ao 12º ano de escolaridade. O objetivo dos projetos, é preparar e capacitar todas as pessoas envolvidas, especialmente as novas gerações, para a criação ativa de um ambiente sustentável, levando em consideração os aspectos globais, os princípios básicos da democracia e diversidade e promover ações para sensibilizar a exploração e a conservação urgente dos recursos hídricos. Participar em workshops sobre 'empregos e competências ecológicos' não só aumentará a consciencialização ambiental dos alunos, mas também servirá para perceber a importância de fortalecer o setor de sustentabilidade ambiental como um futuro motor de emprego.




Projeto Europeu ERASMUS+ Fit for Europe

icone
   
A primeira mobilidade do Projeto Europeu ERASMUS+ Fit for Europe realizou-se em Portugal, no Agrupamento Eça de Queirós, de 16 a 20 de abril e o segundo foi em Piacenza, Itália, de 1 a 5 de outubro. O projeto, iniciado em 2017, viu os nossos alunos, juntamente com os seus parceiros envolvidos nas duas mobilidades em que participaram em atividades desportivas que caracterizam o respetivo país: orientação, rúgbi, ciclismo, remo, volei e surf. Uma especialista em dietética, deu em inglês aula sobre a nutrição e a importância da dieta mediterrânea para uma vida saudável e equilibrada. Outro dos tópicos abordados pelo projeto é o problema da deficiência e como integrar estes alunos no grupo turma. Todas as atividades foram emocionantes e fortemente compartilhadas com grande emoção até mesmo por famílias que apreciaram a iniciativa, oferecendo o máximo de apoio. O próximo encontro: Finlândia em janeiro! Obrigada às famílias pela sua disponibilidade, aos alunos e professores pelo seu constante compromisso e interesse e à diretora do Agrupamento, Profª Maria José Soares que apoia e incentiva a participação dos nossos alunos em projetos de mobilidade na Europa.





“Teaching with Technology”

Realizou-se de 24 a 28 de abril de 2017, o terceiro encontro do projeto MSA, financiado pelo programa Erasmus+, nos espaços do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, que contou com a presença de professores de Polónia, Chipre, Finlândia, Bulgária e Hungria. A equipa portuguesa organizou o evento subordinado ao tema: “Teaching with Technology”. Tendo como destinatários, professores de ciências, o encontro foi desenhado para permitir a cada participante “construir” a sua participação, utilizando a plataforma Edmodo. Nesse sentido, assistiram igualmente aulas de físico-química de cenários educativos – colaboração e sala de aula invertida.

icone
   


icone
   


icone
   


icone
   


icone
   


icone
   




Projecto MSA

Alunos da turma 9º B da Escola Secundária Eça de Queirós participaram no primeiro encontro no âmbito do projecto MSA, do programa Erasmus+, que se realizou de 21 a 25 de novembro de 2016 na Escola Likio Agiou Georgiou em Nicosia, Chipre.

Os alunos foram envolvidos em várias atividades de física, química e informática; visitaram as cidades históricas Pafos, Larnaca, Limassol, Lefkara e Kourion, bem como fizeram novos amigos, praticando e melhorando o seu inglês.


"MATHS AND SCIENCE ADVENTURE"
Deslocação à Finlândia

Equipa
   
De 27 de fevereiro a 3 de março a equipa portuguesa deslocou-se à Finlândia no âmbito do projeto MSA, financiado pelo programa Erasmus+.

Na Universidade de Oulu, participou em palestras e várias experiências de física e química. No centro de Ciência interactivo Tietomaa, localizado perto do centro da cidade de Oulu, a exposição permanente mostrou mais de 150 objetos interativos que demonstram leis físicas e químicas.

Foi visto um cinema em 3D e uma plataforma de visualização localizada a altura de 45 metros. De seguida foi visitada a Escola Secundária Kärsämäen lukio na cidade de Kärsämäki e a Pyhäsalmi mine em Pyhäjärvi . Os alunos e as professoras desceram a uma profundidade de 1450 m na segunda mina de zinco e cobre mais profunda na Europa. No centro de física subterránea, situado na mina, os alunos ficaram a saber sobre as experiências a decorrer para o estudo dos raios cósmicos.





Erasmus+


Erasmus
"MATHS AND SCIENCE ADVENTURE"

Os principais pontos a destacar com a realização deste projeto são a utilidade do conhecimento, o desenvolvimento da criatividade e inovação, a atualização de métodos a fim de melhorar a eficácia da aprendizagem de cada aluno e cultivar o espírito de trabalhar em equipa.

O projeto, financiado pelo programa Erasmus+ da UE, será desenvolvido em seis países, Portugal, Polonia, Hungria, Chipre, Finlândia e Bulgária durante os próximos dois anos letivos (2016/2017 e 2017/2018).